Prolapso da Valva Tricúspide
Existe?
Muito ouvimos falar do prolapso da valva mitral e seus impactos clínicos. Não apenas a disfunção valvar propriamente dita, mas também as características que formam a síndrome do prolapso da valva mitral e suas complicações arrítmicas.
Já em fases avançadas, muitos indivíduos que desenvolveram disfunção valvar mitral por prolapso se apresentam com insuficiência tricúspide concomitante e nem sempre é possível avaliar adequadamente a etiologia do acometimento à direita.
Trata-se de uma insuficiência tricúspide funcional? Era um acometimento mixomatoso concomitante e que evoluiu?
Em uma extensa análise populacional, buscou-se entender adequadamente a prevalência desse acometimento à direita e viu-se que, apesar de existir, a ocorrência é baixa, não passando de 0,5% dos casos.
A melhor janela ecocardiográfica para definir esse diagnóstico foi a paraesternal eixo transversal, mas a concordância no diagnóstico foi moderada entre os ecocardiografistas selecionados.
A razão pode ter sido baixo treinamento para esse diagnóstico específico, mas também pode ter sido por causa de uma má padronização de valores para diagnóstico.
Outro dado interessante é que, dos indivíduos que preenchiam o critério de prolapso de valva tricúspide com desabamento de 2mm do anel valvar, 75% apresentavam o tradicional diagnóstico de prolapso de valva mitral, concomitantemente.
Da mesma forma, os indivíduos que foram assim diagnosticados, apresentavam em sua imensa maioria regurgitação tricúspide moderada a importante, fazendo com que os pacientes com esse diagnóstico tenham repercussão hemodinâmica nas câmaras direitas.
Vale ressaltar que a ocorrência de disjunção de anel tricúspide nessa população não foi relatada, sendo, portanto, desconhecido a ocorrência e o impacto dessa alteração anatômica tão estudada do lado esquerdo do coração.
Dessa forma, entendemos que o prolapso de valva tricúspide é uma situação rara e que, quando ocorre, está associada a mesma patologia do lado esquerdo, na valva mitral. Só encontra essa alteração quem sabe que ela existe, portanto, estejamos atentos…
Literatura Sugerida:
1 – Lorinsky MK, Belanger MJ, Shen C, et al. Characteristics and Significance of Tricuspid Valve Prolapse in a Large Multidecade Echocardiographic Study. J Am Soc Echocardiogr. 2021 Jan;34(1):30-37.
