fbpx

Mismatch

O mismatch, ou desproporção prótese-paciente ocorre quando a prótese é pequena para o fluxo necessário de acordo com o tamanho do paciente. Essa desproporção ocorre, principalmente na topografia aórtica em indivíduos relativamente pequenos.

Nesse caso, encontramos implante de próteses de tamanho pequeno, números 17, 19 ou 21. Mesmo sendo o anel valvar pequeno, esse tamanho de prótese costuma evoluir hemodinamicamente de forma desfavorável.

Já no pós-operatório imediado, encontramos gradientes transprotéticos elevados e orifícios efetivos de fluxo geralmente limítrofes. Mas para definirmos essa relação é mandatória a indexação para a superfície corporal. Assim, chegamos aos seguintes estágios do mismatch:

Discreto: > 0,85cm2/m2

Moderado: 0,85-0,65cm2/m2

Importante: < 0,65cm2/m2

O aspecto descritivo da ecocardiografia é característico. Para termos mismatch, é necessário que a prótese seja estruturalmente normal, não apresente redução de mobilidade ou alterações de espessura. Ela é normal, porém pequena para o paciente.

Nesse ponto, a intervenção é apenas uma, reabordagem em caso de mismatch importante e sintomática. Obviamente um Valve-in-Valve está descartado, pois implantar uma prótese dentro de outra que já é pequena levaria a formação de gradientes ainda mais elevados.

Assim, o necessário é a troca valvar, para um dispositivo com perfil hemodinâmico melhor e com amplicação de via de saída do ventrículo esquerdo, técnica cirúrgica de alta complexidade, mas necessária para não criarmos um impacto negativo na evolução desses pacientes.

Mismatch em posições mitral ou tricúspide são raros, pois os anéis nativos são naturalmente grandes, independente do tamanho do paciente. Assim pensamos nessa patologia apenas em casos de Valve-in-Valve em determinadas situações pontuais.

Literatura Sugerida:
1 – Braunwald, Eugene. Tratado de medicina cardiovascular. 10ª ed. São Paulo: roca, 2017. v.1 e v.2.

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print