TriClip
Alternativa para a IT
Desde um bom tempo na cardiologia, já sabemos que a insuficiência tricúspide não é apenas um marcador de gravidade de outras lesões valvares, mas uma entidade própria com sua evolução desfavorável quando não adequadamente manejada.
A maioria das publicações mostram que a abordagem cirúrgica convencional isolada em pacientes com insuficiência tricúspide funcional não traz benefícios para sobrevida em relação ao tratamento clínico otimizado.
Mas sempre que se aborda esse assunto, surge o clássico comentário: Mas com as novas tecnologias isso pode mudar… De fato, então vamos entender essa “tecnologia”.
O tratamento transcateter mais utilizado é o Edge-to-Edge, similar ao tratamento transcateter da valva mitral. Quando usado do lado esquerdo, é chamado de MitraClip e já tem 2 versões para utilização comercial.
A versão para o tratamento do lado direito foi denominada TriClip e sofreu algumas alterações estruturais (sejamos sinceros, apenas mudou o nome…) para melhor se adaptar à anatomia da valva tricúspide.
Interessante que os achados vistos ao longo de 1 ano são muito promissores. Houve melhora da qualidade de vida, redução de reinternação, uma baixa mortalidade, mesmo sendo um grupo de pacientes de alto risco e um resultado técnico seguro e durador nesse período.
O ventrículo direito também apresentou um remodelamento reverso reduzindo seus diâmetros e melhorando sua performance, assinalado por melhora em parâmetros como TAPSE e FAC.
No entanto, ainda não temos um trabalho randomizado de qualidade comparando esse procedimento com tratamento clínico otimizado para entendermos se há real benefício nesse grupo seleto de pacientes.
O cenário é otimista e os resultados iniciais incentivam a colocar essa técnica no arsenal terapêutico de pacientes graves com insuficiência tricúspide funcional e alto risco cirúrgico. Mas saber o quanto é melhor e se é melhor? Ainda faltam dados.
Literatura Sugerida:
1 – Lurz P, Stephan von Bardeleben R, et al. TRILUMINATE Investigators. Transcatheter Edge-to-Edge Repair for Treatment of Tricuspid Regurgitation. J Am Coll Cardiol. 2021 Jan 26;77(3):229-239.
