fbpx
Valve Basics

Autoenxerto pulmonar

By 15 de setembro de 2021 No Comments

Autoenxerto pulmonar

Nesse caso, utilizando da renomada técnica de Ross, há a retirada cirúrgica da valva pulmonar e implante na posição aórtica doente com colocação de aloenxerto humano ou bioprótese convencional na posição pulmonar.

Trata-se de um procedimento indicado para adolescentes que necessitem de troca valvar aórtica e que, em caso de implante de prótese na posição aórtica, teríamos que lidar com os seguintes problemas:

Se bioprótese – deterioração rápida (média de 3-5 anos)

Se mecânica – anticoagulação longa e mismatch depois de 10 anos, visto que o adolescente cresce, mas a prótese não.

Existe um risco considerável de deterioração da valva pulmonar na posição aórtica devido a inflamação cirúrgica. Não parece que o fato de lidar com pressões elevadas tenha algum papel nessa evolução desfavorável da valva.

Indivíduos com valva aórtica bivalvar não devem ser submetidos a esse procedimento pelo risco de aortopatia. Além disso, podemos ter o complexo valvar pulmonar com algum grau de fraqueza tissular, que exposto a altas pressões, nesse caso, pode apresentar dilatação e disfunção.

Esse procedimento é o tratamento de escolha para indivíduos muito jovens e até mulheres jovens que manifestem o desejo de gestações, mas deve ser realizado por equipe extremamente experiente, visto ser procedimento de elevada dificuldade técnica e esse ponto é fundamental na análise de desfechos duros.

Recentemente estamos acompanhando uma verdadeira divisão de eras na cardiologia. Segundo Eugene Braunwald, o impacto que a terapêutica TAVI causou na cardiologia só se assemelha a descoberta do antibiótico na medicina em geral. Hoje, o impacto na curva de sobrevida desse grupo de pacientes, faz o método se consolidar como uma inovação verdadeira e de real impacto.

Literatura Sugerida:
1 – Braunwald, Eugene. Tratado de medicina cardiovascular. 10ª ed. São Paulo: roca, 2017. v.1 e v.2. 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Deixe um Comentário